FLOR DE CEREJEIRA - SAKURA | PARQUE DO CARMO - ITAQUERA | SÃO PAULO
Inaugurado em 1976, era a antiga casa de arquitetura colonial do empresário paulista Oscar Americano de Caldas Filho, tem uma praça no bairro do Morumbi em sua homenagem.
O parque após a sua inauguração, recebeu no ano de 1978 com a ajuda do consulado do Japão, o plantio de aproximadamente 4000 mudas de árvores de Cerejeiras, árvore que no Japão tem como símbolo de harmonia.
Estas árvores foram plantadas no parque com a iniciativa de um japonês radicado no Brasil e amante das árvores de Cerejeiras, o Sr. Hiroyishi Kataoka.
No Parque do Carmo existe anualmente a festa das floradas das Cerejeiras, que acontece aqui no Brasil, nos meses de Julho e Agosto, neste período florescem as belas flores de Cerejeiras.
O parque fica lindo com seu colorido suave e clima ameno; o local chega a receber um público de milhares de pessoas, neste período onde as pessoas que por ali passam fazem meditação e a contemplação de uma nova florada.
Flor de Cerejeiras - Sakura - Fotos Celso Vick
SIGNIFICADO PARA OS ORIENTAIS: HANAMI
O Ato que se contemplam, de contemplar, de ver e apreciar as flores de Cerejeiras - Sakura.
HANA - flor e MI - Ver. Olhar
#ONDE FICA O PARQUE DO CARMO?
O parque se chama Egydio Setúbal ( Parque do Carmo ), é um parque municipal localizado no distrito homônimo com o mesmo nome de Parque do Carmo.
Fica localizado na zona leste da cidade de São Paulo. O parque possui aproximadamente uma área de 1.500.000 metros quadrados ou 1,5 Km2, é um dos maiores parques da região metropolitana de São Paulo, praticamente o mesmo tamanho do Parque Ibirapuera.
O Parque do Carmo tem como endereço de localização a Avenida Afonso de Sampaio Sousa, 951 no Bairro de Itaquera.
O Parque do Carmo funciona de segunda a domingo das 5h00 ás 20h00, o contato do parque é ADM (11) 2748-0010
fotos e textos Celso Vick
#CURIOSIDADES SOBRE O PARQUE DO CARMO
O parque do Carmo tem na festa das Cerejeiras as Sakuras, como a segunda festa deste porte no mundo, perdendo apenas para um parque em Washington no USA que tem a maior festa das Cerejeiras depois do Japão.
#O QUE TEM E O QUE FAZER NO PARQUE DO CARMO?
No parque do Carmo pode-se fazer Pic-Nic e também tem pista de caminhada, ciclovia, banheiros, churrasqueiras entre outras atividades. O parque é público e administrado pela Secretaria do Verde e Meio Ambiente - Prefeitura da cidade de São Paulo. Pode se fotografar para uso pessoal das imagens.
Faça o balanço de branco WB e veja o ISO da câmera antes de fotografar, com bastante verde, dá para se treinar fotos com sombras, fotos em primeiro e segundo plano, além de belos enquadramentos e composição com as flores de cerejeiras.
#COMO CHEGAR NO PARQUE DO CARMO?
Existe vários acessos para se chegar ao parque do Carmo, um deles, e o mais fácil, é ir De metrô: linha 3-vermelha, descer na última estação Corinthians-Itaquera. De trem: A linha 11-Coral e também descer em Itaquera. De ônibus: linha 3736-10 metrô Arthur Alvim | 407-j-10 metrô Tatuapé | 4010-10 terminal da Vila Carrão | 262 São Paulo Arthur Alvim | 4008-10 terminal Vila Carrão. Todos da SP/Trans.
De carro pela Avenida Afonso de Sampaio Sousa, tem estacionamento, também dá para estacionar na avenida, em dias normais é tranquilo, mas acredito que num evento como a festa das Cerejeiras/Sakura, o melhor é ir mesmo de transporte público. Utilize seu cartão para pagamento ou caso não tenha o bilhete único, se previne comprando os bilhetes antecipado de ida e volta.
#DICAS DO CELSO
# Vá de ténis ou sapatos confortáveis
# Leve uma garrafinha com água uma fruta e um lanche
# Uma toalha de rosto | Protetor solar | Repelente
# Verifique o cartão de memória e a bateria da Câmera/Celular se estão ok
# Vá de máscara de proteção | leve álcool gel
# Um boné ou chapéu é sempre bem vindo
#O FOTÓGRAFO CELSO VICK
Olá, já há algum tempo trabalho com Fotografia de Casamentos, Debutantes, Família e Eventos sociais, também sou FotoClubista e Arte-Educador. Minha inspiração é a busca incessante por ideias inovadoras que possa fazer deste dia especial em sua vida, uma experiência incrível, muito prazer sou Celso.
* Textos e fotos: Celso Vick
* Pesquisa: Internet | SP-Trans | Metrô-SP